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The Voice Portugal-Coimbra tem mais um troféu

D'Anto É o grupo de fados da Universidade de Coimbra que acaba de ganhar o concurso: The Voice Portugal (24/08/2025) Foto retirada da internet ______//___________//______ Se gostas de literatura portuguesa, talvez te interesse comprar  os ebooks marfer/cilamatos

Camões, Poema " Um mover de olhos" e sugestões de análise


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Camões lírico

Poema


Sugestões de análise

Soneto em que é feito o retrato da mulher amada (Circe) e do fascínio que ela exerce sobre o sujeito poético
O retrato apresentado é  mais espiritual do que físico
Trata-se de uma mulher enigmática e ideal, cuja formosura funcionaria como um “veneno mágico” para o eu lírico, que “pôde transformar-lhe o pensamento”

 É um retrato à maneira petrarquista porque há poucas referências aos traços físicos e predominam as caraterísticas morais, a beleza espiritual da mulher amada, a “celeste formosura”. Para o sujeito poético encontra nela 

 "brandura"
 "serenidade" 
"melancolia" 
"piedade"
"timidez"
 "modéstia"
 "bondade"

Recursos de estilo a que o sujeito poético recorreu para transmitir a ideia de que as qualidades mais importantes da sua "Circe" são mais espirituais do que físicas

1. Adjetivação

 olhar “brando e piedoso”
riso “brando e honesto”
 aspeto “doce e humilde”

2. Substantivos abstratos

 “bondade"
"brandura"
"medo”

Divisão do poema em partes lógicas
Primeira parte

As duas primeiras quadras e o primeiro terceto

Apresentam a enumeração dos atributos físicos e morais da amada e seus efeitos sobre o sujeito poético
A primeira identificação da mulher amada encontra-se no  fim da enumeração, através do pronome demonstrativo "esta"
É na segunda estrofe que temos maior explicitação do nome dessa mulher/deusa

Segunda parte
O último terceto
É aqui que o sujeito poético apresenta de forma explicita o nome daquela que não só o encantou e seduziu  como também o enfeitiçou  e transformou o seu pensamento com o seu mágico veneno, ou seja, com os seus dotes de mulher perfeita

Para enumerar as qualidades excecionais da mulher amada e os seus efeitos sobre o eu lírico, o sujeito poético utilizou, além dos recursos estilísticos já enumerados em cima, outros de que se salienta

o indefinido "um"/"uma"
a anáfora (repetição do indefinido "um / uma")7 vezes na mesma posição)
antíteses para acentuar os sentimentos contraditórios que o amor provoca
“celeste formosura/mágico veneno”
“um mover de olhos”/sem ver de quê”
a comparação da mulher amada ideal com a feiticeira Circe
a dupla adjetivação (“um mover de o de olhos, brando e piedoso”)

Análise formal do poema
É um soneto porque é formado por duas quadras e dois tercetos e os versos são decassílabos (têm 10 sílabas)
A rima, nas quadras,  é emparelhada e interpolada e nos tercetos é cruzada.

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Coleção
         Aprender é fácil      

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