D'Anto É o grupo de fados da Universidade de Coimbra que acaba de ganhar o concurso: The Voice Portugal (24/08/2025) Foto retirada da internet ______//___________//______ Se gostas de literatura portuguesa, talvez te interesse comprar os ebooks marfer/cilamatos
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Contém 38 perguntas seguidas das respetivas respostas
33 Poesias seguidas das respetiva análises ideológica e formal
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Soneto em que é feito o retrato da mulher amada (Circe) e do fascínio que ela exerce sobre o sujeito poético
O retrato apresentado é mais espiritual do que físico
Trata-se de uma mulher enigmática e ideal, cuja formosura funcionaria como um “veneno mágico” para o eu lírico, que “pôde transformar-lhe o pensamento”
É um retrato à maneira petrarquista porque há poucas referências aos traços físicos e predominam as caraterísticas morais, a beleza espiritual da mulher amada, a “celeste formosura”. Para o sujeito poético encontra nela
"brandura"
"serenidade"
"melancolia"
"piedade"
"timidez"
"modéstia"
"bondade"
Recursos de estilo a que o sujeito poético recorreu para transmitir a ideia de que as qualidades mais importantes da sua "Circe" são mais espirituais do que físicas
1. Adjetivação
olhar “brando e piedoso”
riso “brando e honesto”
aspeto “doce e humilde”
2. Substantivos abstratos
“bondade"
"brandura"
"medo”
Divisão do poema em partes lógicas
Primeira parte
As duas primeiras quadras e o primeiro terceto
Apresentam a enumeração dos atributos físicos e morais da amada e seus efeitos sobre o sujeito poético
A primeira identificação da mulher amada encontra-se no fim da enumeração, através do pronome demonstrativo "esta"
É na segunda estrofe que temos maior explicitação do nome dessa mulher/deusa
Segunda parte
O último terceto
É aqui que o sujeito poético apresenta de forma explicita o nome daquela que não só o encantou e seduziu como também o enfeitiçou e transformou o seu pensamento com o seu mágico veneno, ou seja, com os seus dotes de mulher perfeita
Para enumerar as qualidades excecionais da mulher amada e os seus efeitos sobre o eu lírico, o sujeito poético utilizou, além dos recursos estilísticos já enumerados em cima, outros de que se salienta
o indefinido "um"/"uma"
a anáfora (repetição do indefinido "um / uma")7 vezes na mesma posição)
antíteses para acentuar os sentimentos contraditórios que o amor provoca
“celeste formosura/mágico veneno”
“um mover de olhos”/sem ver de quê”
a comparação da mulher amada ideal com a feiticeira Circe
a dupla adjetivação (“um mover de o de olhos, brando e piedoso”)
Análise formal do poema
É um soneto porque é formado por duas quadras e dois tercetos e os versos são decassílabos (têm 10 sílabas)
A rima, nas quadras, é emparelhada e interpolada e nos tercetos é cruzada.
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