Avançar para o conteúdo principal

The Voice Portugal-Coimbra tem mais um troféu

D'Anto É o grupo de fados da Universidade de Coimbra que acaba de ganhar o concurso: The Voice Portugal (24/08/2025) Foto retirada da internet ______//___________//______ Se gostas de literatura portuguesa, talvez te interesse comprar  os ebooks marfer/cilamatos

Cesário Verde-Teste com perguntas e respostas

 


Teste nº 1

Pergunta

Depois de leres, com atenção, o texto que se segue recorda as informações dos posts nº 1, 2, 3 ,4 sobre Cesário Verde (neste blog) e comenta a citação     


Citação

                                        
Fernando Pessoa, pela boca do seu heterónimo, Alberto Caeiro, disse que Cesário Verde era “... um camponês que andava preso em liberdade pela cidade”.

      Sugestões de reposta para o Comentário

Só um génio como Fernando Pessoa conseguiria sintetizar, numa pequena frase, todo o conceito de vida de Cesário Verde.

 Cesário Verde viveu grande parte da sua vida em contacto com as belezas do campo (em Linda-a-Pastora) que muito apreciou, assim como conviveu e amou as suas gentes simples. 
Como consequência desse encantamento, ao ir viver para a cidade, (Lisboa) sofreu um grande choque psicológico, pois ele era “um camponês” que amava a simplicidade e a pureza das pessoas e das coisas. Embora sendo um cidadão livre, ao chegar a Lisboa foi muito difícil a adaptação aos usos e costumes daquela sociedade tão diferente da outra, onde tinha vivido até então, pois era o seu oposto.
A frase de Fernando Pessoa (pela voz do seu heterónimo, Alberto Caeiro) revela, precisamente, a oposição: liberdade/prisão, ou seja, Cesário Verde embora sendo um cidadão livre, em Lisboa, não se sentia feliz, tinha saudades da família, dos amigos, da vida simples, tranquila junto de pessoas afáveis, solidárias em contraste com a sociedade que encontrou na grande cidade, onde de uma maneira geral as pessoas não se falam, não convivem, não se cumprimentam no dia a dia, não se respeitam, não são solidárias, portanto era como se ele se encontrasse prisioneiro no meio da multidão. 
Este sentimento de prisão em Lisboa está expresso em algumas das suas poesias em que a 
 cidade é conotada com aspetos negativos em contaste com o campo que surge como local de refúgio, bem estar, alegria, saúde. 
Exemplo: o poema "Nós".
Na sua poesia em que descreve os seus passeios  pela cidade Cesário Verde revela as suas preocupações com o mundo que o rodeia, nomeadamente, ao descrever ambientes citadinos como, por exemplo, um bairro chique com "casas apalaçadas, "jardins", "larga rua" , mas onde vai integrar elementos relacionados com o campo: a vendedora de legumes com os seus cabelos "esguedelhados" e "feia" de aspeto, a personificação dos frutos, em cujas "faces duns alperces" vem bater com desprezo um "cobre lívido".
Cesário Verde coloca-se nestes cenários e não se limita a dar a conhecer o que o circunda, não é um simples parnasiano- não é imparcial, nem impessoal, nem impassível. Pelo contrário inclui-se no que pinta, sofre com o que observa (injustiças sociais, por exemplo) e revela os seus sentimentos e sensações que, por vezes, lhe “despertam um desejo enorme de sofrer”.

São célebres poemas como “O sentimento dum Ocidental” onde, ao anoitecer, as ruas são soturnas e melancólicas, com sombras, o céu “baixo e de neblina” e onde as varinas vão “correndo com firmeza”. A observação destas realidades provoca-lhe melancolia, desejo de sofrer, de partir. Também em “Contrariedades” o poeta revela o seu estado emocional derivado da observação de uma sociedade desumana que abandona os doentes de que a tuberculosa engomadeira é exemplo e os poetas aos quais (como é o seu caso) os jornais recusam a publicação dos seus versos.
Portanto não há dúvida de que Alberto Caeiro captou profundamente a personalidade de Cesário Verde:o camponês que se sentia prisioneiro na grande cidade de Lisboa, pelas suas vivência de criança e adolescente e as suas convicções de adulto.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS LUSÍADAS - Canto IV - "O Velho do Restelo": estrofes 94-104 e explicação dos conteúdos fundamentais

  www.oslusiadastudoanalisado.blogspot.com T ambém poderás gostar de comprar o ebook, já  publicado, na Amazone Coleção   Aprender é fácil                        Contém 38 perguntas e as respetivas resposta  e 33 poesias com análise ideológica e formal (Portuguese Edition)  eBook Kindle por  Cila Matos   (Author)   cilamatos é o pseudónimo de Licínia Matos  Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal  👍👍👍👍👍 Resumo do episódio O Velho do Restelo é um personagem criado por Luís de Camões e simboliza os portugueses pessimistas, os conservadores, todos aqueles que não acreditavam no sucesso dos descobrimentos portugueses e, por isso, consideravam que iria ser uma perda de homens e recursos que iriam fazer muita falta, ao reino, para lutar contra os inimigos mouros, ou numa eventual inva...

Luís de Camões, "Descalça vai para a fonte", poema e sugestões de análise

Também poderá gostar de aprender facilmente a  "Poesia Trovadoresca" Se lhe agradar a ideia pode comprar o Ebook que se encontra à venda na Amazone  Kindle Contém 38 perguntas seguidas das respetivas respostas 33 Poesias seguidas das respetiva análises ideológica e formal ________________//________________//__________________//______________//_______________      Camões lírico Descalça vai para a fonte Lianor pela verdura; Vai fermosa, e não segura. Leva na cabeça o pote, O testo nas mãos de prata, Cinta de fina escarlata, Sainho de chamelote; Traz a vasquinha de cote, Mais branca que a neve pura. Vai fermosa e não segura. Descobre a touca a garganta, Cabelos de ouro entrançado Fita de cor de encarnado, Tão linda que o mundo espanta. Chove nela graça tanta, Que dá graça à fermosura. Vai fermosa e não segura.                                     Luís de Camões Sugestões ...

Camões: análise do poema "Se Helena apartar do campo seus olhos"

Notas prévias  1. Este Blog é dedicado ao estudo da Literatura Portuguesa, segundo os programas do Ministério da Educação, para alunos pré-Universitários, numa coleção chamada: "Aprender é fácil"  2.A metodologia seguida consiste em perguntas teóricas seguidas das respetivas respostas. A parte prática consiste em testes com perguntas seguidas das respetivas respostas  3. Já se encontra à venda,  na Amazone, o Ebook da mesma autora deste Blog que se indica em baixo Coleção   Aprender é fácil                         Contém 38 perguntas e as respetivas respostas  e 33 poesias com análise ideológica e formal (Portuguese Edition)  eBook Kindle por  Cila Matos   (Author)   cilamatos é o pseudónimo de Mª Licínia Matos Andrade Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal 👍👍👍👍👍👍 POESIA LÍRICA D...