D'Anto É o grupo de fados da Universidade de Coimbra que acaba de ganhar o concurso: The Voice Portugal (24/08/2025) Foto retirada da internet ______//___________//______ Se gostas de literatura portuguesa, talvez te interesse comprar os ebooks marfer/cilamatos
- . AS CORES O amarelo que predomina nos lugares de consumação do amor de Carlos e Maria Eduarda (no quarto da Toca e no quiosque) significam ciúme, desconfiança , infidelidade e suspeita de algo . O negro do véu de Maria Eduarda aquando da sua primeira e da ultima aparição significam o mal e o mistério ; a sombra negra do vulto de Alencar no sonho de Carlos com Maria Eduarda no dia em que a vê pela primeira vez , significa o passado que lhes assombra .
- 13. AS CORES O vermelho tem na obra um carácter duplo: ora feminina e noturna, centrípeto, ora masculina e de poder centrífugo. Maria Monforte e Maria Eduarda são portadoras de um vermelho feminino, fogo que desencadeia a libido e a sensibilidade, espalham a morte provocando o suicídio de Pedro, a morte física de Afonso e a morte psicológica de Carlos. Já os olhos vermelhos de Afonso e a vela vermelha que ele trazia na mão incomodaram tanto Carlos que este anteviu a morte, que de facto estava para acontecer no jardim do Ramalhete. A sombrinha escarlate de Maria Monforte que se inclinava sobre Pedro , quase o "escondia" , parecia "envolve-lo" todo , como uma larga mancha de sangue (...) referindo-se ao futuro suicídio de Pedro da Maia .
Vermelho
Maria Monforte e Maria Eduarda usam, com frequência, elementos de um vermelho fogo: símbolo da sensualidade excessiva que espalham à sua volta e provoca o suicídio de Pedro, a morte de Afonso e o desejo de morte em Carlos
Os olhos vermelhos do avô, caminhando para a morte, aterrorizaram Carlos de tal forma que este pensou demoradamente na morte
O vermelho da Vila Balzac (casa dos encontros amorosos de Ega com Raquel Cohen) é tão forte que indicia não amor puro, mas amor carnal, transitório
Amarelo
Em "Os Maias" a cor amarela está representada na aparência de deusa de mãe e filha (Maria Monforte e Maria Eduarda) e das paixões ardentes que ambas despertaram, respetivamente, em Pedro e Carlos
Verde
O caminho por onde Pedro e Maria Monforte passeavam era verde e fresco, mas a ramagem que o circundava pareceu, a Afonso, de um verde triste. Símbolo de luto e tristeza que ensombraria aquela união
Cor de rosa
Pedro e Maria Monforte passeiam. Maria Monforte traz um vestido cor-de-rosa condizendo com as fitas do chapéu, também cor-de-rosa, simbolizando a vida romântica em que Pedro se deixou enredar.
Preto
Maria Monforte e Maria Eduarda têm olhos pretos e usam leque negro. O preto, cor associada à morte simboliza o carácter destruidor das paixões desencadeadas por Maria Monforte e Maria Eduarda.
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