D'Anto É o grupo de fados da Universidade de Coimbra que acaba de ganhar o concurso: The Voice Portugal (24/08/2025) Foto retirada da internet ______//___________//______ Se gostas de literatura portuguesa, talvez te interesse comprar os ebooks marfer/cilamatos
Os garços olhos, em que o Amor brincava
Os rubros lábios, em que o Amor se ria,
As longas tranças, de que o Amor pendia,
As lindas faces, onde Amor brilhava;
As melindrosas mãos, que Amor beijava,
Os níveos braços, onde Amor dormia,
Foram dados, Armândia, à terra fria,
Pelo fatal poder que a tudo agrava.
Seguiu-te Amor ao tácito jazigo,
Entre as irmãs cobertas de amargura.
E eu que faço ( ai de mim ! ) como não sigo?
Que há no mundo que ver, se a formosura,
Se Amor, se as Graças, se o prazer contigo
Jazem no eterno horror da sepultura ?
Manuel Maria Barbosa du Bocage
Ajuda para a interpretação do poema
1. Síntese das ideias fundamentais
O eu lírico enumera os raros dotes da beleza da sua amada e esta (Armânia), diz-lhe que, por fatalidade, todos os seus dotes jazem sepultados com ela na terra fria, em companhia do amor e pergunta-lhe que fará ele, agora, neste mundo, donde partiram com ela, para a sepultura: a formosura, o Amor, as Graças e o próprio prazer.
2. Divisão do texto em partes lógicas e qual a sua função
O texto pode dividir-se em duas partes lógicas: a 1ª (as duas quadras) onde são enumerados os vários dotes da amada que nela despertavam o amor, e a afirmação de que, com ela, partiram para a sepultura.
Na segunda parte (os dois tercetos) o sujeito poético exprime o seu estado de alma pela perda da sua amada.
A primeira parte tem a função de realçar os dotes físicos de Amânda, a sua formosura inigualável.
A segunda parte tem como função mostrar a solidão e a amargura do sujeito poético , pela perda do que de melhor havia na terra.
3. Recurso de estilo mais importante usado nos dois tercetos para enaltecer a beleza e sedução da amada e para mostrar que não lhe restava qualquer alternativa ao grande amor que agora jazia na sepultura
O recurso estilístico mais relevante é a personificação da formosura, do amor, das graças e do prazer, (porque se encontram escritos com maiúscula) que morreram também quando Armânia morreu, ou seja, com ela morreu tudo o que havia de belo e de bom na terra, porque só ela era tudo isso.
4. Com a perda da sua amada como se sente o sujeito poético?
Encontra-se desesperadamente revoltado.
5. Dado que Bocage é um escritor de transição entre o estilo neoclássico e romântico seguem-se algumas das caraterísticas destes dois movimentos que estão presente no poema.
Caraterísticas neoclássicas na linguagem e no estilo: uso de palavras latinas (exemplos: rubro, níveos, tácito); a personificação do Amor, da Formosura e das Graças por estarem escritas com letra maiúscula; a colocação de adjetivos antes do nome (garços olhos, rubros lábios, longas tranças..).
Caraterística românticas (tom declamatório, a partir do sétimo verso dado através do vocativo, pela exclamação e pelas interrogações retóricas).
6. Caraterização do poema quanto à forma
É neoclássico pois é um soneto. O verso é decassílabo, a rima interpolada e cruzada.
marfer/cilamatos
______________//_______________//___________
Este é o meu Blog
www.oslusiadastudoanalisado.blogspot.com
Pode também gostar de comprar os
eBooks à venda, na Amazon
Coleção
Aprender é fácil
(Portuguese Edition) eBook Kindle
por Cila Matos (Author)
Estes eBooks são constituídos por inúmeras perguntas teóricas seguidas das sugestões de respostas e por vários testes / perguntas igualmente sempre seguidos de
sugestões de respostas
O seu objetivo é ajudar os alunos que têm estes conteúdos nos seus programas escolares a compreenderem, mais facilmente, os assuntos para poderem participar ativamente nas aulas e ter melhores notas nos testes e exames.
Também interessará a todos aqueles que amam a língua / literatura portuguesa
A sua autora, durante muitos e muitos anos, foi professora no setor público e dedicou também muito do seu tempo em casa a apoiar estudantes com dificuldades extras. A sua longa experiência neste setor levou-a a redigir, ao longo dos tempos, centenas de apontamentos manuscritos que ajudavam muito ao êxito desses estudantes.
São esses manuscritos que aparecem agora nesta coleção “Aprender é Fácil”. O objetivo da autora é partilhar todo esse conhecimento com os alunos da enorme comunidade de língua portuguesa espalhados pelos 5 continentes e que já se aproxima de 300 milhões de falantes!
marfer/cilamatos
Comentários
Enviar um comentário