Fiei-me nos Sorrisos da Ventura
Em mimos feminis, como fui louco!
Vi raiar o prazer; porém tão pouco
Momentâneo relâmpago não dura:
No meio agora desta selva escura,
Dentro deste penedo húmido e ouco,
Pareço, até no tom lúgubre, e rouco
Triste sombra a carpir na sepultura:
Que estância para mim tão própria é esta!
Causais-me um doce, e fúnebre transporte,
Áridos matos, lôbrega floresta!
Ah! não me roubou tudo a negra sorte:
Inda tenho este abrigo, inda me resta
O pranto, a queixa, a solidão e a morte.
Bocage, in 'Rimas'
Tópicos para ajudar na análise do poemas
1. Divisão do texto em parte lógicas e assunto de cada uma delas
1ª parte
A primeira quadra que revela a frustração amorosa do sujeito poético perante a efemeridade do prazer.
2ª parte
Segunda quadra e primeiro terceto
Descrição do cenário onde se encontra o "locus horrendus"; a paisagem com diversos símbolos de horror que traduzem o estado de espírito do eu lírico.
3ª parte
O último terceto
A consolação que o sujeito lírico encontra e a aceitação do sofrimento.
2. Relação Eu / Mulher / Natureza
Ao sofrer a ausência da figura feminina (a mulher amada) o Eu enganado, ludibriado e frustrado refugia-se na Natureza horrenda que parece refletir o seu estado de espírito.
3. Relação do cenário com o estado de alma do eu lírico
"selva escura"; "penedo húmido e oco"; "áridos matos, lôbrega floresta" representam o "locus horrendus", pois trata-se de uma paisagem feia, escura, lúgrube, triste o que está de acordo com o estado de alma do sujeito poético pois também ele se sente triste, taciturno, a sofrer e a chorar as mágoas. Há uma conformidade entre o seu estado de espírito e o cenário.
4. Alguns dos recursos estilísticos presentes no poema
Personificação
Metonímia
Metáfora
Anástrofe
Dupla adjetivação
Comparação
Invocação
Enumeração
Hipérbole (do sofrimento, ao longo de todo o poema)
5. Análise formal do poema
O poema é um soneto visto que é formado por duas quadras e dois tercetos. Os versos são decassílabos. Rimas emparelhadas e e interpoladas nas quadras e cruzadas nos tercetos.
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