Nota O texto é da Wikipédia (adaptado) As fotos são pessoais e colocadas aleatoriamente O que é o Gerês? Trata-se de uma área protegida de Portugal com autonomia administrativa, financeira e capacidade jurídica criada no ano de 1971, no meio ambiente da Peneda-Gerês. Situa-se no extremo norte de Portugal, na zona raiana entre Minho , Trás-os-Montes e a Galiza . O seu perímetro territorial abrange todo o vasto território florestal que se estende desde a Serra da Peneda até à Serra do Gerês . Em Portugal abrange os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro ), Viana do Castelo (concelho de Melgaço , Arcos de Valdevez e Ponte da Barca ) e Vila Real (concelho de Montalegre ), numa área total de cerca de 70 290 hectares, [ 2 ] É recortado por dois grandes rios: o Rio Lima e o Cávado. Esta região transfronteiriça oferece...
Este é o nosso Blog
Pode também gostar de comprar os eBooks à venda, na Amazon
Coleção
"Aprender é fácil"
(Portuguese Edition) eBook Kindle
por Cila Matos (Author)
Estes eBooks são constituídos pelos textos dos autores, por inúmeras perguntas teóricas e por vários testes sempre seguidos de sugestões de respostas
Objetivos desta coleção
Ajudar os alunos que têm estes conteúdos nos seus programas escolares a compreenderem mais facilmente os assuntos, para poderem participar ativamente nas aulas e ter melhores notas nos testes e exames
Também interessará a todos aqueles que amam a língua / literatura portuguesa
Razões para a publicação da coleção “Aprender é fácil”
A sua autora, durante muitos e muitos anos, foi professora no setor público e dedicou também muito do seu tempo em casa a apoiar estudantes com dificuldades extras. A sua longa experiência neste setor levou-a a redigir, ao longo dos tempos, centenas de apontamentos manuscritos que ajudavam muito ao êxito desses estudantes
São esses manuscritos que aparecem na coleção “Aprender é fácil”. O objetivo da autora é partilhar todo esse conhecimento com a enorme comunidade de língua portuguesa espalhada pelos 5 continentes e que já se aproxima de 300 milhões de falantes!
--------------------------//-------------------------//------------------------//-----------------------
"Natal"
Este Conto encontra-se na obra do autor "Novos Contos da Montanha"
Garrinchas, um velho mendigo da Lourosa, com 75 anos de idade a quem chamavam o "filósofo", não tendo na sua aldeia meios para sobreviver, andava de terra em terra a pedir esmola.
Numa noite de Natal, embora não tivesse família na terra, desejou ir para lá e reunir-se com os outros pobres, junto ao forno do povo.
Como se encontrava muito longe e a noite se aproximava acelerou o passo, mas o seu coração já não aguentava grandes corridas. Para sua maior desgraça começou a nevar, mas ele lá foi andando até que chegou de uma ermida.
como já estava muito escuro resolveu ficar por ali. Pousou os seus poucos objetos e acendeu uma fogueira.Procurou lenha, mas como estava molhada e verde não conseguiu fazer fogo.
Entretanto reparou que a porta da capela estava aberta e pensou ir lá dentro procurar papel para acender o lume.
Encontrou o papel e também reparou numa imagem da Virgem com o Menino ao colo. Depois viu um andor e, como o frio era muito, resolveu queimá-lo para se aquecer e enxugar a roupa. Consolou-se com aquele calorzinho, com o presunto e broa que lhe tinham dado.
Antes, porém, resolveu ir buscar a Santa e fazer com ela e com o Menino uma consoada em família : ele fazia de São José e a imagem representava a Virgem e o Menino Jesus.
Estava completo o cenário! Que consoada maravilhosa!
marfer/cilamatos
Comentários
Enviar um comentário