Este é o meu Blog
Pode também gostar de comprar os
eBooks à venda, na Amazon
Coleção
Aprender é fácil
(Portuguese Edition) eBook Kindle
por Cila Matos (Author)
Estes eBooks são constituídos por inúmeras perguntas teóricas seguidas das sugestões de respostas e por vários testes / perguntas igualmente sempre seguidos de
sugestões de respostas
O seu objetivo é ajudar os alunos que têm estes conteúdos nos seus programas escolares a compreenderem, mais facilmente, os assuntos para poderem participar ativamente nas aulas e ter melhores notas nos testes e exames.
Também interessará a todos aqueles que amam a língua / literatura portuguesa
A sua autora, durante muitos e muitos anos, foi professora no setor público e dedicou também muito do seu tempo em casa a apoiar estudantes com dificuldades extras. A sua longa experiência neste setor levou-a a redigir, ao longo dos tempos, centenas de apontamentos manuscritos que ajudavam muito ao êxito desses estudantes.
São esses manuscritos que aparecem agora nesta coleção “Aprender é Fácil”. O objetivo da autora é partilhar todo esse conhecimento com os alunos da enorme comunidade de língua portuguesa espalhados pelos 5 continentes e que já se aproxima de 300 milhões de falantes!
marfer/cilamatos
_________________________//________________________//_______________
Poema
Se tu viesses ver-me...
Se tu viesses ver-me hoje à tardinha,
A essa hora dos mágicos cansaços,
Quando a noite de manso se avizinha,
E me prendesses toda nos teus braços...
Quando me lembra: esse sabor que tinha
A tua boca... o eco dos teus passos...
O teu riso de fonte... os teus abraços...
Os teus beijos... a tua mão na minha...
Se tu viesses quando, linda e louca,
Traça as linhas dulcíssimas dum beijo
E é de seda vermelha e canta e ri
E é como um cravo ao sol a minha boca...
Quando os olhos se me cerram de desejo.E os meus braços se estendem para ti...
Florbela Espanca
As minhas sugestões para ajudar na compreensão do conteúdo do poema
Neste belíssimo poema, cujo tema é o amor e o desejo, o sujeito poético recorda, com imensa saudade, um amor / paixão traduzido em beijos e abraços, um amor transcendente que viveu (ou imaginou viver) com alguém e que, paralelamente, lhe traz tanto de felicidade como de angústia e revela a sua carência amorosa, a sua dependência do sujeito amado, através dos apelos insistentes que lhe faz para que volte, para se fundirem num só ser, através daquele amor / paixão em que se sentiu envolvida, para lhe cessar o seu"desejo" de amor louco.
O sujeito poético revela uma forte ligação à natureza, pois deseja ter como testemunhas do seu amor o entardecer, o crepúsculo porque são esses os momentos do dia mais propícios ao fluir da nostalgia, da meditação, da melancolia, da carência amorosa e, por isso, ela expressa insistentemente, o seu desejo pela presença do outro junto a si, porque "à tardinha" e "quando a noite se avizinha" é hora da pessoa amada a abraçar, a envolver toda nos seus braços e a sua boca está sedenta desses beijos, tal como o cravo do calor do sol.
O poema revela-nos a dualidade do amor: dá felicidade, prazer mas também faz sofrer, porque o sujeito poético evoca uma felicidade extrema já vivida e que agora é apenas recordação, dor interior porque o ser amado está ausente e ela sofre, chama-o, mas apenas o eco das sua palavras se ouve ("Se tu viesses"..."Se tu viesses...").
Nota
Conhecendo a biografia de Florbela atrevo-me a sugerir que esta procura insistente do outro, era a sua mãe, mas pode levar-nos a concluir que a sua autora:Florbela, quereria expressar a sua solidão, pela incompreensão da sociedade para com ela, para com as suas ideias, daí um poema onde demonstra alguma revolta por essa não aceitação da sua mentalidade e forma de sentir e agir.
marfer /cilamatos
Comentários
Enviar um comentário