Tomando como ponto de partida o título do poema concluímos que ele é dirigido a um Deus desconhecido: “Ignoto Deo”, ao qual o sujeito poético se dirige num estilo coloquial posto em relevo através de expressões como: “ Creio em ti”, que denotam a presença de um Eu (O sujeito poético) e um Tu (a entidade incógnita e indefinida).Esta entidade nunca nos é apresentada , visto que o próprio sujeito da enunciação a não consegue identificar objetivamente, pois ele próprio diz: “o que és não sei”. Sabemos, no entanto, que acredita nela “creio em ti”, e que a diviniza, venera.Assim, ela tanto poderá ser a divindade “Deus”, como uma amada, ou até um sentimento de alma misterioso, oculto. É alguém ou alguma coisa tão importante para o sujeito poético que leva a sua alma às aspirações de uma felicidade ideal, o seu sonho dourado, visto que esse destinatário desconhecido é caraterizado como algo de superior, para o qual a sua alma se eleva: “minha alma a ti se eleva”; “deriva meu ser do teu”. Esta entidade abstrata é de tal modo dominadora que dela depende a alegria ou tristeza do poeta, uma vez que é ”luz” (felicidade / alegria), mas também “Treva” (sofrimento).´É, ainda, única, bela ,verdadeira: “beleza és tu”; “Verdade és tu só”. É pura e indispensável, “essência”; “puro amor”. Esta ideia, bebida em Platão, é também referenciada em versos como: “De ti vem, a ti devolve (...) Ao infinito donde veio”.O seu “Deus” situa-se num local paradisíaco, (no céu, na alma...?), mas o sujeito poético encontra-se na terra junto às “coisas vãs e grosseiras”, por isso, de novo o seu desejo ardente de se elevar até Ele: “Eu (...) A teu altar, me prostro” e lhe oferece o que de melhor tem: a sua “confissão sincera”.De acordo com uma entidade tão pura e abstrata predomina o vocabulário também abstrato: “fé, alma, Deus, Luz, espírito, treva, Nada, essência”.Parece oportuno focar a tese de Jacinto Prado Coelho de que o tema preferido de Garrett é uma oposição dinâmica, uma permanente tensão entre Luz e Trevas. As trevas são o que é da Terra, o amor sensual; a luz é a eterna beleza, o amor puro. Esta tendência poder-se- à considerar uma consequência e uma prova da sua formação clássica-romântica.
marfer/cilamatos
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