Avançar para o conteúdo principal

The Voice Portugal-Coimbra tem mais um troféu

D'Anto É o grupo de fados da Universidade de Coimbra que acaba de ganhar o concurso: The Voice Portugal (24/08/2025) Foto retirada da internet ______//___________//______ Se gostas de literatura portuguesa, talvez te interesse comprar  os ebooks marfer/cilamatos

Almeida Garrett-Poema: "Anjo és" e sugestões de análise

Nota: Se quiser saber mais sobre Almeida Garrett convido-o a ir para o post anterior.

Lá, também,  poderá gostar de ler um outro poema do mesmo autor e as respetivas sugestões de análise.


Poema Anjo és

Anjo És

Anjo és tu, que esse poder

Jamais o teve mulher,

Jamais o há-de ter em mim.

Anjo és, que me domina

Teu ser o meu ser sem fim;

Minha razão insolente

Ao teu capricho se inclina,

E minha alma forte, ardente,

Que nenhum jugo respeita,

Covardemente sujeita

Anda humilde a teu poder.

Anjo és tu, não és mulher.


Anjo és. Mas que anjo és tu?

Em tua fronte anuviada

Não vejo a c'roa nevada

Das alvas rosas do céu.

Em teu seio ardente e nu

Não vejo ondear o véu

Com que o sôfrego pudor

Vela os mistérios d'amor.

Teus olhos têm negra a cor,

Cor de noite sem estrela;

A chama é vivaz e é bela,

Mas luz não têm. - Que anjo és tu?

Em nome de quem vieste?

Paz ou guerra me trouxeste

De Jeová ou Belzebu?


Não respondes - e em teus braços

Com frenéticos abraços

Me tens apertado, estreito!...

Isto que me cai no peito

Que foi?... - Lágrima? - Escaldou-me...

Queima, abrasa, ulcera... Dou-me,

Dou-me a ti, anjo maldito,

Que este ardor que me devora

É já fogo de precito,

Fogo eterno, que em má hora

Trouxeste de lá... De donde?

Em que mistérios se esconde

Teu fatal, estranho ser!

Anjo és tu ou és mulher?

                       Almeida Garrett, in "Folhas Caídas"

Sugestões de análise

O poema encontra-se dividido em três partes e a  personagem focada é a mulher, mas em cada uma das três partes, o sujeito poético, traça um perfil diferente, desse ser humano.

Na primeira estrofe temos a imagem da mulher-anjo, dominadora, à qual o sujeito poético se subjuga: "Anjo és tu (...) anjo és, que me domina (...) minha alma forte, ardente,/ Que nenhum jugo respeita, /Covardemente sujeita / Anda humilde a teu poder".

Na segunda estrofe encontramos a mulher que se mostra tal como é, real , que deixa transparecer o seu estado de espírito e provoca no sujeito poético sentimentos contraditórios, como paz ou guerra: "Que anjo és tu? / Em nome de quem vieste? / Paz ou guerra me trouxeste / De Jeová ou Belzebu?".

Para terminar o sujeito lírico, apresenta-nos o que, para ele, é a mulher-mulher-, o "anjo maldito" que é a razão do amor-paixão que o  faz sofrer, que "Queima" , "abrasa" e o "devora". É a mulher fatal, a quem ele se entregou loucamente apaixonado,  "em teus braços / Com frenéticos abraços / Me tens apertado, estreito" (...) Dou-me, / Dou-me a ti" e de cujo fatalismo ele não se pode libertar porque ela é um, "fatal, estranho ser" .

Como verificamos o sujeito poético revela sentimentos que se alteram no decorrer da visão que tem da mulher. 

Como reações sentimentais saliento, a título de exemplo:

- Admiração pelo poder da mulher (1ª estrofe, versos 1-5) 

- Submissão-domínio e obediência ao capricho (versos 6-12)

- Dúvida-(versos 24-27)

- Paixão-(versos 28-30)

- Paixão-(versos 31-33)

- Dor, sofrimento-(versos 35-36)

- destruição/perdição (versos 35-36)

- Aceitação do destino/fatalismo - verso 40)

Poderemos concluir que, para o sujeito poético, a mulher é salvação e destruição, porque é dela que vem a "onda demoníaca" e "fatal" que o arrasta para a destruição.

De notar que, neste poema, a pontuação é muito importante para nos ajudar a compreender as reações do sujeito lírico.

Assim, na primeira estrofe, as frases declarativas revelam objetividade, humildade e sujeição.

Na segunda estrofe, as interrogações retóricas servem para exprimir dúvida e interrogar a mulher  causadora de reações contraditórias.

Na terceira estrofe, as reticências exprimirem as emoções e os sentimentos; as exclamações transmitem a emotividade das paixões; as interrogações tornam a dúvida mais clarificada.

marfer/cilamatos 

___________//_________

Este é o meu Blog


Pode também gostar de comprar os 

eBooks à venda, na Amazon

Coleção
 Aprender é fácil

     (Portuguese Edition) eBook Kindle

por Cila Matos (Author)



Estes eBooks são constituídos por inúmeras perguntas teóricas seguidas das sugestões de respostas e por vários testes / perguntas igualmente sempre seguidos de
sugestões de respostas   

 O seu objetivo é ajudar os alunos que têm estes conteúdos nos seus programas escolares a compreenderem, mais facilmente, os assuntos para poderem participar ativamente nas aulas e ter melhores notas nos testes e exames.  
Também interessará a todos aqueles que amam a língua / literatura portuguesa


A sua autora, durante muitos e muitos anos, foi professora no setor público e dedicou também muito do seu tempo em casa a apoiar estudantes com dificuldades extras. A sua longa experiência neste setor levou-a a redigir, ao longo dos tempos, centenas de apontamentos manuscritos que ajudavam muito ao êxito desses estudantes.

São esses manuscritos que aparecem, agora, nesta coleção, “Aprender é Fácil”. O objetivo da autora é partilhar todo esse conhecimento com os alunos da enorme comunidade de língua portuguesa espalhados pelos 5 continentes e que já se aproxima de 300 milhões de falantes!

marfer/cilamatos


Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS LUSÍADAS - Canto IV - "O Velho do Restelo": estrofes 94-104 e explicação dos conteúdos fundamentais

  www.oslusiadastudoanalisado.blogspot.com T ambém poderás gostar de comprar o ebook, já  publicado, na Amazone Coleção   Aprender é fácil                        Contém 38 perguntas e as respetivas resposta  e 33 poesias com análise ideológica e formal (Portuguese Edition)  eBook Kindle por  Cila Matos   (Author)   cilamatos é o pseudónimo de Licínia Matos  Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal  👍👍👍👍👍 Resumo do episódio O Velho do Restelo é um personagem criado por Luís de Camões e simboliza os portugueses pessimistas, os conservadores, todos aqueles que não acreditavam no sucesso dos descobrimentos portugueses e, por isso, consideravam que iria ser uma perda de homens e recursos que iriam fazer muita falta, ao reino, para lutar contra os inimigos mouros, ou numa eventual inva...

Luís de Camões, "Descalça vai para a fonte", poema e sugestões de análise

Também poderá gostar de aprender facilmente a  "Poesia Trovadoresca" Se lhe agradar a ideia pode comprar o Ebook que se encontra à venda na Amazone  Kindle Contém 38 perguntas seguidas das respetivas respostas 33 Poesias seguidas das respetiva análises ideológica e formal ________________//________________//__________________//______________//_______________      Camões lírico Descalça vai para a fonte Lianor pela verdura; Vai fermosa, e não segura. Leva na cabeça o pote, O testo nas mãos de prata, Cinta de fina escarlata, Sainho de chamelote; Traz a vasquinha de cote, Mais branca que a neve pura. Vai fermosa e não segura. Descobre a touca a garganta, Cabelos de ouro entrançado Fita de cor de encarnado, Tão linda que o mundo espanta. Chove nela graça tanta, Que dá graça à fermosura. Vai fermosa e não segura.                                     Luís de Camões Sugestões ...

Camões: análise do poema "Se Helena apartar do campo seus olhos"

Notas prévias  1. Este Blog é dedicado ao estudo da Literatura Portuguesa, segundo os programas do Ministério da Educação, para alunos pré-Universitários, numa coleção chamada: "Aprender é fácil"  2.A metodologia seguida consiste em perguntas teóricas seguidas das respetivas respostas. A parte prática consiste em testes com perguntas seguidas das respetivas respostas  3. Já se encontra à venda,  na Amazone, o Ebook da mesma autora deste Blog que se indica em baixo Coleção   Aprender é fácil                         Contém 38 perguntas e as respetivas respostas  e 33 poesias com análise ideológica e formal (Portuguese Edition)  eBook Kindle por  Cila Matos   (Author)   cilamatos é o pseudónimo de Mª Licínia Matos Andrade Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal 👍👍👍👍👍👍 POESIA LÍRICA D...