2º Post: Continuação do Post anterior (nº1) onde já foram dadas várias informações sobre o escritor Vergílio Ferreira, assim como, do seu romance "Manhã Submersa" que se baseia em aspetos autobiográficos: Vergílio Ferreira viveu a sua adolescência no Seminário do Fundão, para onde foi aos 12 anos e onde esteve até aos 16 anos.
O objetivo deste blog é incentivar o gosto pela leitura, por isso vamos lá, então, conhecer um pouco mais de António dos Santos Lopes, na esperança de que pelo menos algumas das pessoas que seguem o Blog leiam "Manhã Submersa"
Em "Manhã Submersa" o herói da história (António Lopes) coincide com o produtor da narrativa, ou seja, o Eu que percorre a obra de um lado ao outro é autor-narrador: António dos Santos Lopes, conhecido pelo alcunha "o Borralho"diz sentir-se chamado a contar a sua própria vida logo na nota introdutória do romance: "poucos anos vivi conscientemente a vida da minha família (...) por isso a escrevi sem discussão, a vida de angústia durante um mês inteiro".Este narrador é autodiegético, ou seja, é personagem principal na história que vai narrar, o que se pode verificar pela utilização do pronome pessoal "eu" (expresso ou subentendido); nas formas verbais; pelos deíticos pessoais; possessivos; demonstrativos etc. que têm uma dupla função: mostrar e referir objetos organizando as relações de tempo e espaço: "tudo em mim disse adeus à minha gente e recolhi-me de novo à minha solidão".
O narrador conta-nos o que sente, o que vê e as suas reações a todos o espaço circundante. O eu central, por vezes, fala no plural o que reflete que ele projeta a sua consciência na dos outros. Assim é , no momento em que ele atribui a 200 seminaristas o seu próprio terror, sofrimento e humilhação.
Há um eu adulto, narrador, que faz o papel de viver e outro que vive realmente. O narrrador adulto integra-se num hoje que lembra. A personagem central integra-se num ontem intensamente vivido. Daí também se conclui que há um António Lopes narrador de nível extradiegético já que não pode viver os acontecimentos passados e uma personagem central de nível diegético.
Há uma oposição entre........
Nota: para continuar a saber a história de António Lopes leia o próximo Post (nº3) neste Blog
cilamatos/marfer
_______________//_____________//_____________//______________//________//________
Este é o meu Blog
www.oslusiadastudoanalisado.blogspot.com
Pode também gostar de comprar os
eBooks à venda, na Amazon
Coleção
Aprender é Fácil
(Portuguese Edition) eBook Kindle
por Cila Matos (Author)
Estes eBooks são constituídos por inúmeras perguntas teóricas seguidas das sugestões de respostas e por vários testes / perguntas igualmente sempre seguidos de sugestões de respostas
O seu objetivo é ajudar os alunos que têm estes conteúdos nos seus programas escolares a compreenderem, mais facilmente, os assuntos para poderem participar ativamente nas aulas e ter melhores notas nos testes e exames.
Também interessará a todos aqueles que amam a língua / literatura portuguesa
A sua autora, durante muitos e muitos anos, foi professora no setor público e dedicou também muito do seu tempo em casa a apoiar estudantes com dificuldades extras. A sua longa experiência neste setor levou-a a redigir, ao longo dos tempos, centenas de apontamentos manuscritos que ajudavam muito ao êxito desses estudantes.
São esses manuscritos que aparecem agora nesta coleção “Aprender é Fácil”. O objetivo da autora é partilhar todo esse conhecimento com os alunos da enorme comunidade de língua portuguesa espalhados pelos 5 continentes e que já se aproxima de 300 milhões de falantes!
marfer/cilamatos
Comentários
Enviar um comentário