Avançar para o conteúdo principal

Portugal - Parque Nacional da Peneda-Gerês

Nota O texto é da Wikipédia (adaptado) As fotos são pessoais e colocadas aleatoriamente O que é o Gerês? Trata-se de uma área protegida de Portugal  com autonomia administrativa, financeira e capacidade jurídica  criada no ano de 1971, no meio ambiente da Peneda-Gerês.  Situa-se no extremo norte de Portugal, na zona raiana entre   Minho ,   Trás-os-Montes   e a   Galiza . O seu perímetro territorial abrange todo o vasto território florestal que se estende desde a   Serra da Peneda   até à   Serra do Gerês .  Em Portugal abrange os distritos de   Braga   (concelho de   Terras de Bouro ),   Viana do Castelo   (concelho de   Melgaço ,   Arcos de Valdevez   e   Ponte da Barca ) e   Vila Real   (concelho de   Montalegre ), numa área total de cerca de 70 290 hectares, [ 2 ]   É recortado por dois grandes rios: o Rio Lima e o Cávado.  Esta região transfronteiriça oferece...

Eugénio de Andrade- poema : Esse Verde-sugestões de análise



Escritor português
 Poeta, tradutor, escritor
Género literário:poesia lírica

Nome completo: José Fontinhas
Pseudónimo: Eugénio de Andrade

Nascimento: 1923
Morte: 2005

Recebeu vários prémios 





        ESSE VERDE

Entre o verde complacente

das palavras corre o silêncio,

assim como um cabelo- ou neve.


Já foi uma criança, esse verde,

inquieta de tanto olhar

a noite nos espelhos-

agora encostada ao meu ombro

dorme no outono inacabado.


É como se me fosse consentido

conciliar a flor do pessegueiro

com um coração fatigado,

essa criança que no vento

cresce simplesmente ou esquece.


Vai perder-se, não tarda,

vai perder-se na água sem memória

assim como indiferente cai

um cabelo- ou neve.

          Eugénio de Andrade

Sugestões de análise ideológica para ajudar na compreensão do poema

O sujeito poético criou um hino ao homem, num texto onde o evoca desde a sua mais tenra idade (criança ) a quem ele chama verde metaforicamente: "verde” e “flor de pessegueiro”, passando para a meia-idade “outono inacabado” até à velhice “Vai perder-se, não tarda”. É a efemeridade da vida que está aqui representada.

A metáfora expressa na comparação da criança ao verde e flor de pessegueiro é muito sugestiva. O verde é a cor da esperança e as crianças são a esperança no futuro. Por outro lado, a flor de pessegueiro faz lembrar a primavera que sugere alegria e boa disposição. E haverá algo que transmita maior prazer do que a alegria que erradia das crianças? Não são elas que enchem de felicidade os nossos dias e nos ajudam a ultrapassar os momentos difíceis? 

Mas as crianças, segundo Eugénio de Andrade, não são apenas aqueles seres pequeninos, indefesos e irresponsáveis que tantos adultos pensam que eles são. Elas têm as suas inquietações que vêm refletidas simbolicamente na “noite” visto “nos espelhos”.

Essas crianças dão lugar ao homem adulto, ao de meia-idade, ao idoso-é a metamorfose pela qual vai passando o ser humano que é a sugerida pela transformação do “verde” e “flor de pessegueiro"(criança) /primavera,  em “outono” (meia-idade). A criança traquina deu lugar ao homem passivo, já cansado que precisa de ombro amigo para descansar “Agora encostada...outono inacabado”. E no fluir do tempo, chega a velhice. Tal como na natureza tudo se transforma pela passagem das estações do ano (“verde flor de pessegueiro”) = primavera; “outono inacabado= outono da vida , meia-idade); “vento” /neve-inverno= velhice. Paralelo entre as mudanças na natureza : estações do ano  e o que se passa com a vida humana.

O sujeito poético para transmitir a sua bela mensagem serviu-se de alguns recursos estilísticos. Além dos já referidos salientamos, ainda - a adjetivação  expressiva: “complacente”; “inquieta”; “inacabado”; “fatigado”;  “indiferente” que caracteriza o ser humano desde criança até à velhice; comparação: “como um cabelo”; “assim como indiferente....”; a metáfora “cai - um cabelo ou  neve” . A comparação dos cabelos à neve sugere os cabelos brancos do idoso. 

marfer/cilamatos

________________//__________________________//_____________________

Este é o meu Blog

 www.oslusiadastudoanalisado.blogspot.com

Pode também gostar de comprar os 

eBooks à venda, na Amazon

Coleção
 Aprender é fácil

     (Portuguese Edition) eBook Kindle

por Cila Matos (Author)

Estes eBooks são constituídos por inúmeras perguntas teóricas seguidas das respostas e por vários testes / perguntas igualmente sempre seguidos de
sugestões de respostas   

 O seu objetivo é ajudar os alunos que têm estes conteúdos nos seus programas escolares a compreenderem, mais facilmente, os assuntos para poderem participar ativamente nas aulas e ter melhores notas nos testes e exames.  
Também interessará a todos aqueles que amam a língua / literatura portuguesa


A sua autora, durante muitos e muitos anos, foi professora no setor público e dedicou também muito do seu tempo em casa a apoiar estudantes com dificuldades extras. A sua longa experiência neste setor levou-a a redigir, ao longo dos tempos, centenas de apontamentos manuscritos que ajudavam muito ao êxito desses estudantes.

São esses manuscritos que aparecem agora nesta coleção “Aprender é Fácil”. O objetivo da autora é partilhar todo esse conhecimento com os alunos da enorme comunidade de língua portuguesa espalhados pelos 5 continentes e que já se aproxima de 300 milhões de falantes!

marfer/cilamatos


Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS LUSÍADAS - Canto IV - "O Velho do Restelo": estrofes 94-104 e explicação dos conteúdos fundamentais

www.oslusiadastudoanalisado.blogspot.pt   www.oslusiadastudoanalisado.blogspot.com T ambém poderás gostar de comprar o ebook, já  publicado, na Amazone Coleção   Aprender é fácil                        Contém 38 perguntas e as respetivas resposta  e 33 poesias com análise ideológica e formal (Portuguese Edition)  eBook Kindle por  Cila Matos   (Author)   cilamatos é o pseudónimo de Licínia Matos  Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal  👍👍👍👍👍 Resumo do episódio O Velho do Restelo é um personagem criado por Luís de Camões e simboliza os portugueses pessimistas, os conservadores, todos aqueles que não acreditavam no sucesso dos descobrimentos portugueses e, por isso, consideravam que iria ser uma perda de homens e recursos que iriam fazer muita falta, ao reino, para lutar contra o...

Luís de Camões, "Descalça vai para a fonte", poema e sugestões de análise

Também poderá gostar de aprender facilmente a  "Poesia Trovadoresca" Se lhe agradar a ideia pode comprar o Ebook que se encontra à venda na Amazone  Kindle Contém 38 perguntas seguidas das respetivas respostas 33 Poesias seguidas das respetiva análises ideológica e formal ________________//________________//__________________//______________//_______________      Camões lírico Descalça vai para a fonte Lianor pela verdura; Vai fermosa, e não segura. Leva na cabeça o pote, O testo nas mãos de prata, Cinta de fina escarlata, Sainho de chamelote; Traz a vasquinha de cote, Mais branca que a neve pura. Vai fermosa e não segura. Descobre a touca a garganta, Cabelos de ouro entrançado Fita de cor de encarnado, Tão linda que o mundo espanta. Chove nela graça tanta, Que dá graça à fermosura. Vai fermosa e não segura.                                     Luís de Camões Sugestões ...

Camões: análise do poema "Se Helena apartar do campo seus olhos"

Notas prévias  1. Este Blog é dedicado ao estudo da Literatura Portuguesa, segundo os programas do Ministério da Educação, para alunos pré-Universitários, numa coleção chamada: "Aprender é fácil"  2.A metodologia seguida consiste em perguntas teóricas seguidas das respetivas respostas. A parte prática consiste em testes com perguntas seguidas das respetivas respostas  3. Já se encontra à venda,  na Amazone, o Ebook da mesma autora deste Blog que se indica em baixo Coleção   Aprender é fácil                         Contém 38 perguntas e as respetivas respostas  e 33 poesias com análise ideológica e formal (Portuguese Edition)  eBook Kindle por  Cila Matos   (Author)   cilamatos é o pseudónimo de Mª Licínia Matos Andrade Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal 👍👍👍👍👍👍 POESIA LÍRICA D...