Avançar para o conteúdo principal

The Voice Portugal-Coimbra tem mais um troféu

D'Anto É o grupo de fados da Universidade de Coimbra que acaba de ganhar o concurso: The Voice Portugal (24/08/2025) Foto retirada da internet ______//___________//______ Se gostas de literatura portuguesa, talvez te interesse comprar  os ebooks marfer/cilamatos

Portugal tem um dos edifícios mais fascinantes do mundo

Centro de Arte Moderna Gulbenkian





Rafaela Simões

24 mar, 13:54

Não é um espaço interior, nem exterior. É uma mistura que resulta da visão de um arquiteto japonês que levou Portugal aos prémios da ArchDaily. 

Já conheces uma das capelas mais invulgares de Portugal ou a igreja "proibida"?

O tempo é o melhor amigo do sucesso e um dos mais fascinantes edifícios de todo o mundo localizado em Portugal é a prova disso. Foram precisos quatro anos para realizar as obras do Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, em Lisboa, que abriu completamente renovado e pronto a impressionar em setembro de 2024. A arquitetura encaminhou muitos até ao novo edifício, que não chamou apenas a atenção dos lisboetas.

Mal se sabia que meses depois de ser inaugurado, o Centro de Arte Moderna da Gulbenkian (CAM) receberia o prémio de Building of the Year 2025, da ArchDaily. É assim um dos Edifícios do Ano graças a um trabalho conjunto, liderado pelo aclamado arquiteto japonês Kengo Kuma, que acolheu as ideias do arquitecto paisagista libanês Vladimir Djurovic e dos arquitetos do atelier portuense OODA.

O novo desenho do edifício inspira-se no Engawa, um alpendre típico das habitações japonesas, que não é totalmente um espaço interior nem exterior. A arquitetura foi assim concebida para estar em harmonia com os jardins da Fundação Gulbenkian, refletindo a visão de Kuma para uma arquitetura "suave e humana", alinhando-se com o compromisso do CAM de fortalecer a ligação entre o edifício, o jardim e a cidade.

"Inspirados na essência do Engawa, revelamos uma nova narrativa ao ar livre, convidando os visitantes a desacelerar e a apropriarem-se deste espaço. A ideia de suavidade e transição estende-se ao interior do CAM, onde criámos novos espaços por subtração, replicando a ligação do edifício ao jardim e à luz exterior", explica o arquiteto japonês, citado pela ArchDaily.

A nova obra é assim a porta de entrada, sempre aberta, para exposições temporárias, assim como para as exposições permanentes de arte moderna e contemporânea, continuando a albergar cerca de 12 mil obras de arte – entre pinturas, esculturas, instalações, desenhos, gravuras, fotografias e filmes – de alguns dos artistas mais renomados de Portugal, como Helena Almeida, Paula Rego e Maria Helena Vieira da Silva, assim como de artistas internacionais, de Robert Delaunay a Bridget Riley.

                                                           marfer/cilamatos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS LUSÍADAS - Canto IV - "O Velho do Restelo": estrofes 94-104 e explicação dos conteúdos fundamentais

  www.oslusiadastudoanalisado.blogspot.com T ambém poderás gostar de comprar o ebook, já  publicado, na Amazone Coleção   Aprender é fácil                        Contém 38 perguntas e as respetivas resposta  e 33 poesias com análise ideológica e formal (Portuguese Edition)  eBook Kindle por  Cila Matos   (Author)   cilamatos é o pseudónimo de Licínia Matos  Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal  👍👍👍👍👍 Resumo do episódio O Velho do Restelo é um personagem criado por Luís de Camões e simboliza os portugueses pessimistas, os conservadores, todos aqueles que não acreditavam no sucesso dos descobrimentos portugueses e, por isso, consideravam que iria ser uma perda de homens e recursos que iriam fazer muita falta, ao reino, para lutar contra os inimigos mouros, ou numa eventual inva...

Luís de Camões, "Descalça vai para a fonte", poema e sugestões de análise

Também poderá gostar de aprender facilmente a  "Poesia Trovadoresca" Se lhe agradar a ideia pode comprar o Ebook que se encontra à venda na Amazone  Kindle Contém 38 perguntas seguidas das respetivas respostas 33 Poesias seguidas das respetiva análises ideológica e formal ________________//________________//__________________//______________//_______________      Camões lírico Descalça vai para a fonte Lianor pela verdura; Vai fermosa, e não segura. Leva na cabeça o pote, O testo nas mãos de prata, Cinta de fina escarlata, Sainho de chamelote; Traz a vasquinha de cote, Mais branca que a neve pura. Vai fermosa e não segura. Descobre a touca a garganta, Cabelos de ouro entrançado Fita de cor de encarnado, Tão linda que o mundo espanta. Chove nela graça tanta, Que dá graça à fermosura. Vai fermosa e não segura.                                     Luís de Camões Sugestões ...

Camões: análise do poema "Se Helena apartar do campo seus olhos"

Notas prévias  1. Este Blog é dedicado ao estudo da Literatura Portuguesa, segundo os programas do Ministério da Educação, para alunos pré-Universitários, numa coleção chamada: "Aprender é fácil"  2.A metodologia seguida consiste em perguntas teóricas seguidas das respetivas respostas. A parte prática consiste em testes com perguntas seguidas das respetivas respostas  3. Já se encontra à venda,  na Amazone, o Ebook da mesma autora deste Blog que se indica em baixo Coleção   Aprender é fácil                         Contém 38 perguntas e as respetivas respostas  e 33 poesias com análise ideológica e formal (Portuguese Edition)  eBook Kindle por  Cila Matos   (Author)   cilamatos é o pseudónimo de Mª Licínia Matos Andrade Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal 👍👍👍👍👍👍 POESIA LÍRICA D...