Avançar para o conteúdo principal

Portugal - Parque Nacional da Peneda-Gerês

Nota O texto é da Wikipédia (adaptado) As fotos são pessoais e colocadas aleatoriamente O que é o Gerês? Trata-se de uma área protegida de Portugal  com autonomia administrativa, financeira e capacidade jurídica  criada no ano de 1971, no meio ambiente da Peneda-Gerês.  Situa-se no extremo norte de Portugal, na zona raiana entre   Minho ,   Trás-os-Montes   e a   Galiza . O seu perímetro territorial abrange todo o vasto território florestal que se estende desde a   Serra da Peneda   até à   Serra do Gerês .  Em Portugal abrange os distritos de   Braga   (concelho de   Terras de Bouro ),   Viana do Castelo   (concelho de   Melgaço ,   Arcos de Valdevez   e   Ponte da Barca ) e   Vila Real   (concelho de   Montalegre ), numa área total de cerca de 70 290 hectares, [ 2 ]   É recortado por dois grandes rios: o Rio Lima e o Cávado.  Esta região transfronteiriça oferece...

Portugal na Expo 2025 Osaka: O Oceano como Diálogo Global

Participação de Portugal na EXPO Osaka 2025 (13 de abril a 13 de outubro, Osaka, Japão)


O Pavilhão de Portugal foi projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, o mesmo que fez a ampliação do Centro de Arte Moderna da Gulbenkian. A Umi será a mascote portuguesa. É um cavalo-marinho pintado de azul e branco como os azulejos tradicionais portugueses. Em japonês a palavra Umi quer dizer oceano.

Portugal junta-se aos 161 países que estarão presentes na Expo 2025 Osaka, reforçando o seu compromisso para com a construção de um futuro sustentável e inovador. Sob o tema "Oceano, Diálogo Azul", Portugal destaca-se nesta Exposição mundial como uma nação profundamente ligada ao mar e no papel fundamental que desempenha na proteção dos oceanos e na promoção da economia azul.

Esta presença reflete a importância dos oceanos na construção do futuro, abordando desafios como as alterações climáticas, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. Alinhada com o tema central "Designing Future Society for Our Lives", a participação portuguesa irá apresentar, no seu Pavilhão, soluções inovadoras que conjugam a conservação dos ecossistemas marinhos com o crescimento económico sustentável, posicionando o país como líder global em sustentabilidade e preservação ambiental.

A Expo 2025 Osaka será um espaço para evidenciar a importância de oceanos saudáveis para a humanidade, sublinhando que a cooperação internacional é fundamental para enfrentar os desafios globais da sustentabilidade e conservação dos recursos naturais.

Com uma previsão de 28,2 milhões de visitantes, dos quais 3,5 milhões são estrangeiros, este evento oferece a Portugal uma oportunidade única de elevar a sua visibilidade internacional. O Pavilhão português deverá atrair cerca de 5% dos visitantes, oferecendo uma experiência imersiva que realça o papel do oceano no futuro sustentável da humanidade.

A exposição permanente do pavilhão nacional vai versar sobre o tema “Um país com um passado, presente e futuro construído com o oceano". 

O dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, foi a data escolhida para ser o Dia de Portugal na exposição.

O Pavilhão de Portugal é a sede da participação portuguesa na Exposição mundial de Osaka e, durante os 184 dias do evento, acolhe uma mostra expositiva dividida em dois núcleos que destaca as relações passadas e atuais com o Japão.

Ao longo dos 184 dias da Expo 2025 Osaka, o Pavilhão de Portugal será palco de um vasto conjunto de iniciativas de natureza económica, científica e cultural.

Além das áreas expositivas, a oferta do Pavilhão de Portugal inclui uma loja, um espaço de restauração dedicado à promoção da gastronomia portuguesa e um espaço multiusos preparado para acolher eventos de diversas tipologias. Uma vasta programação Económica, Científica e Cultural promove a internacionalização da economia portuguesa em setores identificados como prioritários, designadamente Economia Azul, Turismo e Cultura.Projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, o Pavilhão de Portugal convida os visitantes a mergulhar e a descobrir o Oceano, levando, de forma metafórica, um pedaço de Oceano para a Expo 2025.

A dinâmica do movimento oceânico é traduzida através de uma “desconstrução” do Pavilhão, obtida pela multiplicação de elementos ritmada, por meio do uso de cordas suspensas e redes recicladas, usando a sua materialidade para criar um efeito mais perene e exposto aos elementos naturais como o sol e o vento.

O volume do Pavilhão é marcado por uma instalação cénica que simboliza a praça superior suspensa como uma onda, criando uma imagem marcante para quem visita e para quem passa no exterior.

Nota: As informações e a foto são excertos retirados da Net

                                                                   marfer/cilamatos



Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS LUSÍADAS - Canto IV - "O Velho do Restelo": estrofes 94-104 e explicação dos conteúdos fundamentais

www.oslusiadastudoanalisado.blogspot.pt   www.oslusiadastudoanalisado.blogspot.com T ambém poderás gostar de comprar o ebook, já  publicado, na Amazone Coleção   Aprender é fácil                        Contém 38 perguntas e as respetivas resposta  e 33 poesias com análise ideológica e formal (Portuguese Edition)  eBook Kindle por  Cila Matos   (Author)   cilamatos é o pseudónimo de Licínia Matos  Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal  👍👍👍👍👍 Resumo do episódio O Velho do Restelo é um personagem criado por Luís de Camões e simboliza os portugueses pessimistas, os conservadores, todos aqueles que não acreditavam no sucesso dos descobrimentos portugueses e, por isso, consideravam que iria ser uma perda de homens e recursos que iriam fazer muita falta, ao reino, para lutar contra o...

Luís de Camões, "Descalça vai para a fonte", poema e sugestões de análise

Também poderá gostar de aprender facilmente a  "Poesia Trovadoresca" Se lhe agradar a ideia pode comprar o Ebook que se encontra à venda na Amazone  Kindle Contém 38 perguntas seguidas das respetivas respostas 33 Poesias seguidas das respetiva análises ideológica e formal ________________//________________//__________________//______________//_______________      Camões lírico Descalça vai para a fonte Lianor pela verdura; Vai fermosa, e não segura. Leva na cabeça o pote, O testo nas mãos de prata, Cinta de fina escarlata, Sainho de chamelote; Traz a vasquinha de cote, Mais branca que a neve pura. Vai fermosa e não segura. Descobre a touca a garganta, Cabelos de ouro entrançado Fita de cor de encarnado, Tão linda que o mundo espanta. Chove nela graça tanta, Que dá graça à fermosura. Vai fermosa e não segura.                                     Luís de Camões Sugestões ...

Camões: análise do poema "Se Helena apartar do campo seus olhos"

Notas prévias  1. Este Blog é dedicado ao estudo da Literatura Portuguesa, segundo os programas do Ministério da Educação, para alunos pré-Universitários, numa coleção chamada: "Aprender é fácil"  2.A metodologia seguida consiste em perguntas teóricas seguidas das respetivas respostas. A parte prática consiste em testes com perguntas seguidas das respetivas respostas  3. Já se encontra à venda,  na Amazone, o Ebook da mesma autora deste Blog que se indica em baixo Coleção   Aprender é fácil                         Contém 38 perguntas e as respetivas respostas  e 33 poesias com análise ideológica e formal (Portuguese Edition)  eBook Kindle por  Cila Matos   (Author)   cilamatos é o pseudónimo de Mª Licínia Matos Andrade Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal 👍👍👍👍👍👍 POESIA LÍRICA D...