Participação de Portugal na EXPO Osaka 2025 (13 de abril a 13 de outubro, Osaka, Japão)
Portugal junta-se aos 161 países que estarão presentes na Expo 2025 Osaka, reforçando o seu compromisso para com a construção de um futuro sustentável e inovador. Sob o tema "Oceano, Diálogo Azul", Portugal destaca-se nesta Exposição mundial como uma nação profundamente ligada ao mar e no papel fundamental que desempenha na proteção dos oceanos e na promoção da economia azul.
Esta presença reflete a importância dos oceanos na construção do futuro, abordando desafios como as alterações climáticas, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. Alinhada com o tema central "Designing Future Society for Our Lives", a participação portuguesa irá apresentar, no seu Pavilhão, soluções inovadoras que conjugam a conservação dos ecossistemas marinhos com o crescimento económico sustentável, posicionando o país como líder global em sustentabilidade e preservação ambiental.
A Expo 2025 Osaka será um espaço para evidenciar a importância de oceanos saudáveis para a humanidade, sublinhando que a cooperação internacional é fundamental para enfrentar os desafios globais da sustentabilidade e conservação dos recursos naturais.
Com uma previsão de 28,2 milhões de visitantes, dos quais 3,5 milhões são estrangeiros, este evento oferece a Portugal uma oportunidade única de elevar a sua visibilidade internacional. O Pavilhão português deverá atrair cerca de 5% dos visitantes, oferecendo uma experiência imersiva que realça o papel do oceano no futuro sustentável da humanidade.
A exposição permanente do pavilhão nacional vai versar sobre o tema “Um país com um passado, presente e futuro construído com o oceano".
O dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, foi a data escolhida para ser o Dia de Portugal na exposição.
O Pavilhão de Portugal é a sede da participação portuguesa na Exposição mundial de Osaka e, durante os 184 dias do evento, acolhe uma mostra expositiva dividida em dois núcleos que destaca as relações passadas e atuais com o Japão.
Ao longo dos 184 dias da Expo 2025 Osaka, o Pavilhão de Portugal será palco de um vasto conjunto de iniciativas de natureza económica, científica e cultural.
Além das áreas expositivas, a oferta do Pavilhão de Portugal inclui uma loja, um espaço de restauração dedicado à promoção da gastronomia portuguesa e um espaço multiusos preparado para acolher eventos de diversas tipologias. Uma vasta programação Económica, Científica e Cultural promove a internacionalização da economia portuguesa em setores identificados como prioritários, designadamente Economia Azul, Turismo e Cultura.Projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, o Pavilhão de Portugal convida os visitantes a mergulhar e a descobrir o Oceano, levando, de forma metafórica, um pedaço de Oceano para a Expo 2025.
A dinâmica do movimento oceânico é traduzida através de uma “desconstrução” do Pavilhão, obtida pela multiplicação de elementos ritmada, por meio do uso de cordas suspensas e redes recicladas, usando a sua materialidade para criar um efeito mais perene e exposto aos elementos naturais como o sol e o vento.
O volume do Pavilhão é marcado por uma instalação cénica que simboliza a praça superior suspensa como uma onda, criando uma imagem marcante para quem visita e para quem passa no exterior.
Nota: As informações e a foto são excertos retirados da Net
marfer/cilamatos
Comentários
Enviar um comentário